Dentro das atividades propostas pelo Projeto Construindo alento: Extensão para emprego digno e autonomia produtiva (PROEC-PEX Unicamp), uma equipe composta por professoras, pesquisadoras, um professor e estudantes, esteve no dia 29 de junho na comunidade Vila Paula, para realizar uma Roda de Conversa sobre manipulação de alimentos para venda e consumo domiciliar. Participaram da roda mulheres da comunidade, que já produzem ou querem produzir alimentos para comercialização.
As alunas Ana Júlia Silva, Nathália Ferreira, Carolina iniciaram os trabalhos com a dinâmica da Teia da Amizade, na qual cada participante segura uma ponta de um barbante no momento que se apresenta. Ao final das apresentações, o grupo todo está conectado pelo barbante, mais atento aos propósitos de cada participante e mais concentrados para a atividade seguinte.
Na roda de conversa, que é na verdade uma preparação para oficinas sobre manipulação de alimentos, que será oferecida posteriormente, em uma parceria da Caroline Dario Capitani e o SENAI. A partir desse primeiro contato foi possível entender melhor as demandas da comunidade e os conhecimentos que as mulheres já têm sobre a atividade.
Enquanto ocorria a Roda de Conversa, o restante da equipe se ocupou de realizar entrevistas com moradores da comunidade, buscando captar, através de um questionário semi-estruturado, qual é a situação empregatícia dos moradores da Vila Paula, os interesses em relação à obtenção de emprego ou outro tipo de trabalho, quais as dificuldades de se colocarem no mercado, como qualificação, distância, cuidados com filhos e familiares, entre outras.
Ao final, um lanche foi oferecido, colaborando com a integração de pesquisadores e comunidade, incluindo as crianças.
O projeto Construindo alento: Extensão para emprego digno e autonomia produtiva (PROEC-PEX Unicamp) é coordenado pela professora da Faculdade de Ciências Aplicadas, Muriel de Oliveira Gavira. Integram a equipe as professoras Caroline Dario Capitani e Julicristie Machado, da Faculdade de Ciências Aplicadas; o professor Rubens Bedrikow, da Faculdade de Ciências Médicas, a pesquisadora Simone Pallone de Figueiredo, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade e a pesquisadora Ana Maria Gimenez, do Instituto de Estudos Avançados da USP e do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp. Também fazem parte do projeto as alunas Ana Júlia Silva, Nathália Ferreira, Carolina, Isabely, do curso de Nutrição e Murilo Maxwell e Orlando, do curso de Administração e Rafael Oliveira, do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural, do Labjor e Instituto de Estudos da Linguagem.