Projetos

Projetos de Pesquisa

1. Contribuições das universidades no fortalecimento de capacidades de resiliência social para emprego e renda em comunidades em situação de vulnerabilidade pós-COVID-19 (CAAE: 56612722.1.0000.5404).

Trata-se de um estudo de caso nas comunidades de Vila Paula (em Campinas) e Geada (em Limeira) para identificar e entender demandas, necessidades e capacidades de resiliência dessas comunidades no que diz respeito à melhoria do acesso ao emprego e renda no pós-pandemia.

2. Da universidade empreendedora à universidade cívica, do global ao glocal: caminhos para a relação universidade-sociedade

Busca-se contribuir para a consolidação da concepção abrangente da terceira missão, no Brasil, com ênfase na inserção local e no papel regional da Universidade, apoiando o movimento internacional em curso, assim como políticas universitárias nesse sentido. O foco não estará voltado unicamente à inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia desenvolvidas, cujo ator central são as agências de inovação, mas também, interessa à pesquisa investigar o papel da extensão universitária, sua curricularização, especialmente da aprendizagem experiencial via service-learning e outras experiências que, ao mesmo tempo em que promovem a integração entre ensino, pesquisa e extensão, vinculam as universidades mais diretamente às suas localidades, podendo ser direcionadas à solução de problemas e ao atendimento de demandas do seu entorno. O papel da diáspora brasileira de CT&I e suas potenciais contribuições ao país também interessam à pesquisa.

Projeto financiado pelo CNPq – Pós-Doutorado Júnior (Processos no. 163879/2022-2 e no. 170590/2023-2).

3. As Universidades e o Enfrentamento da Covid-19: respostas, capacidades e aprendizados (CAAE: 44390021.4.0000.8142)

Instituições educacionais do mundo todo se viram diante de um grande desafio, qual seja, reorganizar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, assim que a Organização Mundial de Saúde (OMS), em março de 2020, declarou que o mundo enfrentava uma pandemia e passou a recomendar medidas de controle da circulação de pessoas, como o distanciamento social. No caso do Brasil, mesmo em meio à escassez de recursos e a uma crise de legitimidade, as universidades públicas, em resposta à pandemia, imprimiram novas competências, resultando em aprendizado que, espera-se, seja um ponto de partida para a criação de capacidades relacionais que promovam o fortalecimento das interações Universidade-Sociedade. O objeto de análise da pesquisa são as competências e capacidades desenvolvidas ou aprimoradas em universidades públicas selecionadas para o enfrentamento da COVID-19, com ênfase naquelas ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I). Para cumprimento dessa meta estabelecemos como objetivo geral refletir sobre os desafios que se colocam para as universidades brasileiras no mundo pós-COVID-19, seus produtos, papéis, bem como relações com diferentes setores da sociedade, tendo como ponto de partida as ações e experiências vivenciadas durante a pandemia e as mudanças já em curso na vinculação da universidade com o seu entorno.

Projeto financiado pelo PNPD/CAPES – (Processo no. 88887.477526/2020-00).

4. A relação universidade-sociedade sob o enfoque da terceira missão: contribuições para a evolução conceitual e prática a partir de experiências comparadas

Pretende-se contribuir para a evolução conceitual, metodológica e analítica do entendimento da terceira missão da universidade, com ênfase no seu papel regional, especialmente a partir da compreensão de aspectos mais diversos do envolvimento das universidades com os diferentes setores da sociedade.

Projeto financiado pelo PNPD/CAPES (Processo no. 88887.176105/2018-00).

 

Projetos de Extensão

1 – Construindo alento: extensão para emprego digno e autonomia produtiva (Projeto contemplado com recursos financeiros do 3º Edital ProEC – PEX 2021).

Por meio do projeto buscamos oferecer condições para o fortalecimento ou mesmo desenvolvimento de capacidades voltadas à empregabilidade dos membros de duas comunidades do entorno da Unicamp: Vila Paula (inserida na Vila San Martin, no município de Campinas, SP) e Bairro Geada (no município de Limeira, SP).

2 – Plataforma digital de engajamento da Unicamp com a sociedade (Projeto contemplado com recursos financeiros do Edital ProEC – PEX 2021 Em tempos de covid-19).

Por meio do projeto foi construída a “Uni.Sociedade”, uma plataforma digital cujo objetivo foi apresentar e conectar a Unicamp com os demais membros da sociedade. Na plataforma é possível encontrar uma lista com informações de alguns dos principais projetos e programas de extensão da universidade e de seus responsáveis.