Palestra – VIII Semana da Integração Ensino, Pesquisa e Extensão UFVJM (2021)

O Fórum Permanente – Universidade e Sociedade durante e no pós-pandemia: desafios e perspectivas, teve como objetivo destacar a relação entre universidades públicas (federais e estaduais) e a COVID-19 no Brasil a partir de duas perspectivas: a primeira focaliza a contribuição dessas instituições em termos dos impactos de seus produtos, decorrentes de pesquisas científicas, e da participação de seus membros no debate público envolvendo ciência, tecnologia e política sanitária, à evolução do conhecimento sobre o Coronavírus, a Covid19, os impactos sobre a organização da pesquisa (entre grupos e nas redes de pesquisa, por exemplo), entre outros; a segunda trata dos impactos da crise sanitária nas universidades e em suas respostas para enfrentá-los, tomando em conta, por exemplo, as questões de atração e permanência dos alunos e as políticas internas e externas para dar conta dessa política: financiamento das ações, a emergência de novas questões, a recuperação dos conteúdos pedagógicos e conceituais, entre outros.
A Dra. Ana Maria Nunes Gimenez foi palestrante e uma das organizadoras do Fórum Permanente: Universidade e Sociedade durante e no pós-pandemia: desafios e perspectivas, realizado em 14 de outubro de 2021.

Palestra – Da teoria à prática por meio da integração ensino-extensão: por uma aprendizagem socialmente relevante

No dia 10 de junho de 2021, a Dra. Ana Maria Nunes Gimenez ministrou a palestra Da teoria à prática por meio da integração ensino-extensão: por uma aprendizagem socialmente relevante no Ciclo de Seminários: Curricularização da Extensão/IG a convite do GT de Curricularização da Extensão/IG.

Palestra – Boas práticas de comunicação para desenvolvimento local

Ana Maria Nunes Gimenez (DPCT/IG) , Muriel de Oliveira Gavira (FCA) com a colaboração de Simone Pallone (LABJOR).
A palestra ofereceu subsídios para a elaboração do relatório final da Comissão Campo Grande.

Link da notícia: Comissão do Campo Grande debate nesta sexta (20) o papel da subprefeitura do distrito

Link do vídeo: https://fb.watch/7vEzyyvMfl/

Workshop: “Supporting and managing service learning in Brazil and the USA/Apoio e gestão da integração ensino e extensão no Brasil e nos EUA”

O GRUS ofereceu um workshop no VIII Seminário Inovações Curriculares realizado pelo (EA)2 – Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizado da Unicamp.

O workshop teve a duração de 3 horas (1,5 horas em português e 1,5 horas em inglês. Objetivo do workshop foi apresentar e discutir as características e diferenças entre o Service Learning no Brasil e nos EUA e a gestão e as melhores práticas do Service-Learning. Temas: definição de service learning e integração ensino e extensão; Tipos de aprendizagem experiencial; Sistemas de ensino superior e integração ensino e extensão; Importância da integração ensino e extensão; integração ensino e extensão como estratégia instrucional; gerenciamento de integração ensino e extensão; estratégias de integração ensino e extensão; programas; estratégias de comunicação; avaliação.