Muriel de Oliveira Gavira (Líder)

É professora associada (livre-docente) da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É representante docente no Conselho Universitário. Coordenadora do Projeto Alento e da plataforma de engajamento Uni.Sociedade. Entre 2017 e 2021 foi assessora da área de extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

Entre 2011 e 2013 foi coordenadora associada da graduação e coordenadora dos cursos de gestão. É líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos sobre Relações Universidade e Sociedade (GRUS). Foi líder do grupo de pesquisa Laboratório de Empreendedorismo, Inovação e Comércio Internacional e coordenadora do Centro de Pesquisa em Administração e supervisora do grupo Engenheiros sem Fronteiras da Unicamp.

É Assessora ad hoc FAPESP e revisora de diversos periódicos e congressos nacionais e internacionais. Entre 2009 e 2010 foi pós-doutoranda em Empreendedorismo e Energia Renovável no Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Universidade de Campinas). Pós-doutora em Empreendedorismo pela University of Victoria (Victoria, BC, Canada) entre Setembro de 2008 e Setembro de 2009. Doutora em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP) com a tese Gestão da Inovação em Subsidiárias de Multinacionais do Setor Eletroeletrônico Instaladas no Brasil.

Possui graduação em Administração (2000) pela UFMS e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2003). Fez um ano de estágio de doutorado na Rutgers University (State University of New Jersey, USA) sob orientação do prof. John Cantwell. Tem trabalhado em diversos projetos de pesquisa e consultoria e ministrado aulas e cursos na área de administração e engenharia. Tem experiência nos temas de: gestão sustentável, energia renovável, gestão da inovação e tecnologia, estratégias frente a mudanças climáticas, relação universidade-sociedade e extensão universitária. Esteve em licença maternidade entre os períodos de julho de 2015 a janeiro de 2016 e entre novembro de 2017 e maio de 2018.

E-mail: mgfca@unicamp.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9242473336905917